14/03/2011

FOTOS DO CARNAVAL 2011 EM SANTA CRUZ

 

Torou dentro!!! Secretária de Educação de Tangará é quem manda no Prefeito…

Agora lascou mesmo, quem é que está na cadeira do Executivo Municipal: A Secretária de Educação ou o Prefeito Jorginho?
O representante do sindicato de Tangará, Gilson Alves, já questionou ao prefeito Jorginho essa atitude tão insensata da secretária-durona e o Prefeito disse que não vai intervir em sua decisão. Para o Prefeito, “o que ela fizer está bem feito”.
Resumindo é a mulher quem manda… e o prefeito só comendo corda!

Por onde anda o santo-deputado?

Por onde andou o nosso querido santo-deputado Tomba Farias durante este carnaval, sendo ele o super-hiper-mega-ultra-big-grande representante da população do Trairi?
Vamos fazer a chamada…
Desfile da Balanço do Morro, em Santa Cruz? FALTOU
Desfile da Balanço do Morro, em Natal? FALTOU
Carnaval de Santa Cruz? FALTOU
Ainda falta uma chamada:
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL? PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE! PRESENTE…

Você viu? Lembranças do carnaval…

Durante o desfile do Bloco Viciados na Cachaça, no sábado passado, durante o Carnaval 2011, o pré-candidato a Prefeito pelo PT, Marcos Lima, e o prefeito Péricles Rocha tiveram um rápido encontro no meio do galera.
Papo rápido… mas fica aquelas dúvidas… Quem desfilou em mais blocos? Quem foi mais aplaudido? Ou vaiado?
Caranaval, missa (ou comissa), batizado, Santuário, aniversário e terço é destino político certo de quase todos.
Em conversa com Péricles falamos que deu empate, Marcos 4 blocos, Péricles também 4, mas o prefeito respondeu na lata: “Eu tive um quinto, que foi o do Balanço do Morro, e deu sorte”.

Candidatos de 2012: Na situação… Péricles e Fernanda

Terá espaço para Joca Ferreira na chapa da situação de Santa Cruz?
O ex-governador Iberê Ferreira não está morto politicamente, e isso ainda depende da resposta do Governo Rosalba, mas é bem provável que o seu filho Joca Ferreira, atual vice-prefeito de Santa Cruz, não tenha espaços na chapa de 2012, ao lado do Prefeito Péricles Rocha.
No lugar da indicação de Iberê vem a indicação do santo-deputado Tomba Farias, que deverá colocar a sua esposa na vaga, Dra. Fernanda Costa.
Chapa formada: Péricles e Fernanda… vamos ver também se o santo-deputado vai ser mais uma vez intransigente e colocará Fernanda como a “cabeça”.
O acordo foi feito, resta saber se será cumprido!

Candidatos de 2012: Na oposição dois médicos

Com Dr. Petrônio Spinelli fora da disputa, Dr. Cabral e Dr. Marcos Lima apostam em uma união da oposição para 2012. O Dr. Albérico também já declarou apoio ao palanque da oposição e já está com afinado com as idéias do bloco.
O grupo espera contar com o apoio da Governadora Rosalba Ciarlini, que esteve com Cabral e Albérico no último pleito.
Cabral ou Marcos? As pesquisas internas da oposição e muita conversa irão definir a posição desta chapa.
Na foto: Os médicos Albérico, Cabral e Marcos.

Chapas formadas, escolham os seus candidatos: Péricles e Fernanda versus Marcos e Cabral

Faltando quase um ano e meio para o pleito municipal, as chapas estão quase formadas para a disputa.
Pela situação, o grupo Péricles e Tomba poderá continuar unido, com a indicação de Fernanda Costa na chapa.
Pela oposição, os médicos estão unidos: Cabral, Marcos, Albérico e Petrônio. A união quer derrubar o Santo Tomba do poder, que mantém seu grupo político na Prefeitura desde o ano de 2001, quando o mesmo foi eleito prefeito pela primeira vez.
Por fim… escolham os seus candidatos…

Oposição critica investimento da Prefeitura de Santa Cruz no carnaval 2011

Vários integrantes da oposição santacruzense criticam o investimento feito pela Prefeitura de Santa Cruz no carnaval 2011. De acordo com a publicação em Diário Oficial do Estado, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz contratou a Empresa SÉRGIO WANDERLEY MARTINS DE CASTRO, inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 09.623.252/0001-41, para a genciamento de bandas musicais visando promover a animação e abrilhantar as festividades do “Carnaval 2011”, no valor de R$ 61.500,00 (Sessenta e um mil e quinhentos reais).
O investimento gerou muita polêmica dentro do grupo da oposição, que observa um valor muito alto para realização de um evento ainda pequeno na cidade de Santa Cruz. O vereador Lucicláudio abriu o bocão e questinou o volume investido. “Nós que amamos Santa Cruz e o que temos de valor cultural, devemos nos perguntar: Um empresário da Bahia levou mais de 60 mil reais, e os artistas de nossa cidade ficaram com quanto, nesse carnaval? Ou será que nossa cultura não precisa ser melhor valorizada?”, questiona o vereador petista.
O pré-candidato a prefeito de Santa Cruz, Marcos Lima, também questionou os valores investidos. “A Prefeitura gastou em excesso por um produto de pouca qualidade. Quem participou da festa comprovou o baixo nível da qualidade da banda contratada pelo Executivo da cidade”.
Para Lucicláudio, o momento para tanta tempestade já passou, entretanto a prefeitura deve prestar contas dos gastos que teve com o Carnaval 2011. “Não podemos tolerar a grande diferença em relação ao montante de recursos”, setencia Lucicláudio. “Quero reiterar que não sou contra a festa, mas que deve haver transparência e maior valorização das bandas locais. Se os recursos fossem do bolso do Prefeito Péricles, tudo bem, mas não são. Estes mesmos recurso poderiam ter sido investidos em saúde, educação e obras para a cidade”, finalizou o vereador.

Paulo César dará início a pré-campanha

Enquanto os grupos da situação e oposição discutem as candidaturas e suas crises, a terceira via, Paulo César (PHS), iniciará esta semana a pré-camapanha de 2012.
Em sua página pessoal, o líder comunitário do bairro do Paraíso declarou que a partir da segunda quinzena de março irá iniciar suas visitas às famílias santacruzenses. “Temos um grande objetivo pela frente: despertar no povo um espírito de mudanças. Faremos reuniões casa a casa, famílas, amigos etc. A crise social que estamos passando nos convida a fazer um grande trabalho junto à população santacruzense”, externou Paulo César.
Até o momento Paulo César tem mantido a sua candidatura e não fala em união com o grupo oposicionista de Marcos Lima e Cabral ou Péricles e Tomba. O líder comunitário tem se apresentado como uma terceira via da política local. O mesmo será o primeiro candidato a Prefeito que sai do bairro do Paraíso.

Santa Cruz é destaque no Jornal Estado de S. Paulo: RN tem maior estátua católica do mundo

Por Anna Ruth Dantas – O Estado de S.Paulo

Encravada no interior do sertão do Rio Grande do Norte, a cidade de Santa Cruz, a 120 quilômetros de Natal, ganha destaque no cenário católico mundial. É nesse município de 35 mil habitantes, localizado na região conhecida como Trairi, que se encontra a maior imagem do catolicismo do mundo: uma estátua de Santa Rita de Cássia, a padroeira da cidade. Ela tem 46 metros de altura. Se contabilizado o pedestal de seis metros, a Santa Rita erguida em Santa Cruz chega a 52 metros. O Cristo Redentor, no Rio, tem 38 metros, já somado o pedestal.
Turismo
A obra foi feita graças a um convênio da cidade com o governo federal, que liberou recursos pelo Ministério do Turismo. No total, foram gastos cerca de R$ 6 milhões na construção da estátua. O objetivo foi unir a religiosidade do povo ao fomento do turismo local.
Visitas
Semanalmente, cerca de 3 mil pessoas visitam o Santuário de Santa Rita. A estimativa é da paróquia local. Ou seja, para conhecer a maior imagem católica do mundo chegam à cidade, por semana, quase 10% do total de habitantes do município. “A população de Santa Cruz é devota de Santa Rita. Essa fé vem desde o fundador da cidade. Erguer a maior imagem do mundo mostra o quanto é grande a devoção das pessoas da cidade por Santa Rita”, afirma o padre Aerton Sales. Segundo ele, a ideia de construir a imagem no morro já era discutida na cidade antes de o convênio ser firmado.
Desde a inauguração, em junho do ano passado, o Santuário de Santa Rita estabeleceu alguns rituais, entre eles uma missa que ocorre no dia 22 de cada mês, lembrando o dia da santa (22 de maio). Nesses dias, católicos de todo o País chegam à cidade. “Nosso santuário recebe hoje pessoas de muitos Estados brasileiros“, diz o padre Sales.
Negócios
A imagem de Santa Rita fomenta muitos negócios na região. A pequena cidade, que antes era apenas passagem para quem partia de Natal para a região do Seridó, já começa a atrair investimentos poucos meses após a inauguração da estátua. Pousadas foram abertas e o comércio local trabalha com a perspectiva de crescimento no movimento de consumidores. No santuário há um estacionamento para ônibus de romeiros e lanchonetes.

Santacruzense por adoção, jornalista coloca Santa Cruz na midia nacional

A cidade de Santa Cruz foi destaque nesse domingo na mídia nacional. O jornal O Estado de São Paulo, que é um dos maiores do país, trouxe matéria sobre a estátua de Santa Rita. A reportagem foi produzida pela jornalista Anna Ruth Dantas, que vem fazendo esforços para divulgar a cidade no cenário nacional. Recentemente, a imagem de Santa Rita também foi enfocada em cadeia nacional de rádio através da agência Radioweb, da qual Anna Ruth também é correspondente.
O principal incentivo para as reportagens vêm do seu marido Marcos Lima que, inclusive, é pré-candidato a prefeito de Santa Cruz.Aliás, o médico já mostra empenho em divulgar a cidade e conquistar espaços privilegiados na mídia nacional.
Na foto: Anna Ruth Dantas ao lado do esposo e pré-candidato a Prefeito Marcos Lima

DIA 18/03 ENTIDADES PARATICIPARÃO DE REUNIÃO COM SECRETARIA DE SAÚDE/RN

Movimento Estudantil de Santa Cruz-RN

Próximo dia 18/03, ás 14h, no 5º andar da Secretaria Estadual de Saúde, especificamente na Coordenação Estadual DST/AIDS, estaremos paraticipando de uma importante reunião para se discutir 'NOITE DO CANDELABRO'.  Pauta de muita importância.

Associação Norteriogandense de Estudantes-ANE/RN

Enviaremos representantes das nossas entidades estudantis e caulturais.  E por falra nisso, no carnaval desse ano intenssificando nossa campanha permanente de  combate a AIDS, destribuindo preservativos e panfletos no Litoral Sul Potiguar com o objetivo de alerta a sociedade do perigo que é o HIV.
Centro Popular de Cultura-CPC da ANE/RN

(Associação Municipal de Estudantes Secundaristas-AMES-Nova Cruz/RN)

   Principalmente entre os jovens e mulheres casadas, pois de acordo com as últimas pesquisas esses dois segmentos vem crescendo ano após ano, ou seja, o número de contaminados pela AIDS vem cescendo me uma escala preocupante.  Entre nessa campanha!  Use Camisinha e Faça o Teste do FIQUE SABENDO, não CUSTA NADA!

BLOG DO ZÉ: VAMOS ENTRAR NAS POLÊMICAS DO MinC?

Carta-aberta agita a questão do direito autoral...

Vocês não podem deixar de participar das discussões sobre a reforma do direito autoral no Brasil, porque este é um debate que interessa à área da cultura nacional o que, por extensão, interessa a todo o país. A coisa está pegando fogo, jogou o Ministério da Cultura (MinC) no centro da roda e a cada dia surge um fato novo.

Agora, o mais recente, é a carta-aberta, publicada no endereço www.brasilmusica.com.br, que propõe a chamada "terceira via do direito autoral". O documento, como registra reportagem na capa do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo hoje, foi redigida por artistas veteranos como Jair Rodrigues, Francis Hime, Charles Gavin, Ivan Lins, Zélia Duncan e Fernanda Abreu, e por representantes da nova geração, como Tulipa Ruiz, Romulo Fróes, Lucas Santtana e Nina Becker.

A intenção principal da carta-aberta, segundo explicou à Folha um de seus subscritores, o cantor Leoni, é "fazer uma ponte entre os dois grupos que não se falavam e inviabilizaram a reforma da lei" - os grupos são, de um lado, os artistas que consideram necessária uma flexibilização na atual lei do direito autoral; e do outro, os que querem deixar tudo como está.

A questão tornou-se polêmica porque envolve interesses públicos e privados e, além dos autores, há outros dois protagonistas nessa disputa: investidores (gravadoras, rádios, editoras etc.) e consumidores.

Além da carta-aberta, convido vocês a lerem, também, a reportagem da Ilustrada da FSP, "Músicos se unem em "terceira via" no debate pelo direito autoral", e a entrevista que fiz, abaixo, com o ex-secretário municipal de Cultura de Belo Horizonte, agora vereador pelo PT-BH, Arnaldo Godoy.